RSS

Disciplina: Educação e Tecnologias Contemporâneas
Semestre: 2009.2, Turma 01
Profª Maria Helena Bonilla Co-autores: Kleriston, Marili, Rachel e Thamires.

Como trabalhar esses recursos tecnológicos na sala de aula?




  • A televisão e o vídeo não são somente tecnologias de apoio às aulas, são mídias, meios de comunicação. Podemos analisá-las, dominar suas linguagens e produzir, divulgar o que fazemos. Podemos incentivar que os alunos filmem, apresentem suas pesquisas em vídeo e outra mídias. E depois analisar as produções dos alunos e a partir delas ampliar a reflexão teórica
  • A escola precisa observar o que está acontecendo nos meios de comunicação e mostrá-lo na sala de aula, discutindo-o com os alunos, ajudando-os a que percebam os aspectos positivos e negativos das abordagens sobre cada assunto. Fazer re-leituras de alguns programas em cada área do conhecimento, partindo da visão que os alunos têm, e ajudá-los a avançar de forma suave, sem imposições nem maniqueísmos.
  • A televisão, o cinema, a Internet e demais tecnologias nos ajudam a realizar o que já fazemos ou que desejamos. Se somos pessoas abertas, nos ajudam a comunicar-nos de forma mais confiante, carinhosa e confiante; se somos fechadas, contribuem para aumentar as formas de controle. Se temos propostas inovadoras, facilitam a mudança.
  • Vivemos uma época de grandes desafios no ensino focado na aprendizagem. E vale a pena pesquisar novos caminhos de integração do humano e do tecnológico; do sensorial, emocional, racional e do ético; do presencial e do virtual; de integração da escola, do trabalho e da vida.

1 comentários:

MARLENE MADUREIRA DOS SANTOS disse...

TA ÓTIMO FALTOU COLOCAR A FONTE E O AUTOR( MORAN,M.Josè)

Postar um comentário

 

Kleriston Fellipe P. da Conceição
Marili Brito Ribeiro
Rachel Nascimento da Rocha
Thamires Cardoso Sarmiento