Este vídeo foi produzido pela equipe de TV e Vídeo e Educação da Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação , com o objetivo de apresentar algumas informações sobre a história da Ciência no Brasil. Para tal, foram destacados alguns dos nossos ilustres cientistas ressaltando sua produção, bem como as produções científicas que estão sendo desenvolvidas no Brasil.
A finalidade do vídeo é provocar reflexões que proporcionem a desconstrução da idéia errada de que o Brasil é um país que, apenas, produz samba, futebol e carnaval.
Enfim, é uma homenagem aos cientistas brasileiros e à ciência produzida no Brasil, sem desprezar a beleza do samba.
(Agradecimentos tbm à Luana Marinho por ceder sua ksa para os encontros da equipe.
FALHA TÉCNICA!! haushusa)
"Interatividade"???

Porém muito se falou e pouco se fez, já que um tempo após o lançamento da tv digital, apenas 0.3% da população (de maior poder aquisitivo) possui acesso a esta.
E vale lembrar que até agora não há interatividade!!!
"As emissoras morrem de medo de conectar algum canal de retorno na TV e verem a chegada da convergência no ambiente que elas lutam para manter 'intocado'", afirma Gustavo Gindré, membro do Comitê Gestor da Internet e da ONG Intervozes, que discute a ampliação do direito à comunicação.
Programas de TV educativos
Desde o Decreto n. 236/67, a finalidade educativa cobrada às emissoras de TV é a 'transmissão de aulas, conferências, palestras e debates'.
A obrigatoriedade de emissoras comerciais transmitirem programas educativos foi instituída na Portaria n.°08/70. Nesse ano, especificou-se: 5 horas por semana, sendo 30 minutos diários de segunda-feira a sexta-feira e 75 minutos nos sábados e domingos, entre 7h e 17 horas.
Para efetivar o cumprimento legal e orientar a televisão educativa, estudo oficial sobre TV educativa concluiu que a prioridade seria de programas didáticos destinados a adolescentes e adultos".
(Fonte: A televisão e o vídeo na escola, Autora: Vânia Lúcia Carneiro)
MAIS EM:
VÍDEO: vantagens e desvantagens
Fonte: Incluir - Web Colaborativa.
Como trabalhar esses recursos tecnológicos na sala de aula?

- A televisão e o vídeo não são somente tecnologias de apoio às aulas, são mídias, meios de comunicação. Podemos analisá-las, dominar suas linguagens e produzir, divulgar o que fazemos. Podemos incentivar que os alunos filmem, apresentem suas pesquisas em vídeo e outra mídias. E depois analisar as produções dos alunos e a partir delas ampliar a reflexão teórica
- A escola precisa observar o que está acontecendo nos meios de comunicação e mostrá-lo na sala de aula, discutindo-o com os alunos, ajudando-os a que percebam os aspectos positivos e negativos das abordagens sobre cada assunto. Fazer re-leituras de alguns programas em cada área do conhecimento, partindo da visão que os alunos têm, e ajudá-los a avançar de forma suave, sem imposições nem maniqueísmos.
- A televisão, o cinema, a Internet e demais tecnologias nos ajudam a realizar o que já fazemos ou que desejamos. Se somos pessoas abertas, nos ajudam a comunicar-nos de forma mais confiante, carinhosa e confiante; se somos fechadas, contribuem para aumentar as formas de controle. Se temos propostas inovadoras, facilitam a mudança.
- Vivemos uma época de grandes desafios no ensino focado na aprendizagem. E vale a pena pesquisar novos caminhos de integração do humano e do tecnológico; do sensorial, emocional, racional e do ético; do presencial e do virtual; de integração da escola, do trabalho e da vida.
A TELEVISÃO NA SALA DE AULA COMO RECURSO DIDÁTICO-TECNOLÓGICO
O que é Educaçãoa Distância?
Veja a lista das Universidades em todo Brasil inclusive em Salvador e região metropolitana que oferecem o serviços de Educação a Distância (é só clicar no mapa na região que possui interesse)
___SIEAD___
Retirado de:
"Sou o certo, sou o errado, sou o que divide"
TV Escola Digital Interativa
“A escola precisa observar o que está acontecendo nos meios de comunicação e mostrá-lo na sala de aula, discutindo-o com os alunos, ajudando-os a que percebam os aspectos positivos e negativos das abordagens sobre cada assunto" (MORAN).
“Diante dessas linguagens tão sofisticadas a escola pode partir delas, conhecê-las, ter materiais audiovisuais mais próximos da sensibilidade dos alunos. Gravar materiais da TV Escola, alguns dos canais comerciais, dos canais da TV a cabo ou por satélite e planejar estratégias de inserir esses materiais e atividades que sejam dinâmicas, interessantes, mobilizadoras e significativas (MORAN).
Desafios da televisão e do vídeo à escola. José Manuel Moran (Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância).
Políticas Públicas em Educação
Políticas Públicas Educacionais são diretrizes tomadas que visam à implantação ou implementação das ações e/ou programas destinados ao avanço do sistema educacional, bem como à resolução de problemas ligados à educação. Exemplo: A Escola para TODOS e em todos os níveis primando pelo ensino de qualidade a que todo cidadão tem direito e com acesso gratuito.